Grupo ECC E-Consulting Corp. DOM Strategy Partners Instituto Titãs Inventures

Banda Larga: Acessos móveis superam os fixos ainda no 1º tri de 2010 no Brasil

Convergência Digital – Abril, 2010

A participação da Internet móvel no mercado brasileiro já ultrapassa os índices apresentados em países mais desenvolvidos. Enquanto no Brasil a participação da Internet móvel é de 9%, do total de 8,1 milhões de usuários de banda larga, o mesmo índice nos EUA é de apenas 6%, revela estudo produzido pela E-Consulting.

Do total de 10,5 milhões de conexões registradas em janeiro, 94% foram realizadas a partir de celulares e apenas 6% em modems. Com este dado, Domeneghetti afirma que “o smartphone tenderá, em poucos anos, a ser o principal dispositivo de acesso à Internet, superando o PC. E logo no primeiro semestre de 2010, o volume de acessos móveis no Brasil deve ultrapassar o de banda larga”, destaca o executivo.
O estudo mostra ainda que os celulares orientados a voz continuarão sendo maioria, no entanto, já em 2011, os chamados “Converged-function handsets” (aparelhos com funções convergentes) deverão alcançar 30% do mercado. Os smartphones também mostram sua força e a tendência, observa o relatório, é que eles superem os PCs como principal forma de acesso à Internet emm alguns anos. No quarto trimestre de 2009, por exemplo, foram vendidos 90 milhões de PCs e 52 milhões de smartphones, mundialmente.
A América Latina, no entanto, viu sua participação relativa no mercado mundial de smartphones retrair em 2009. O mercado da região ainda está em fase inicial de desenvolvimento e consome apenas 5% das unidades fabricadas. Desse total, cerca de 35% são encaminhados para o Brasil.No entanto, a região deverá capturar até 30% do Market Share até 2015, quando cerca de 50 milhões de unidades deverão ser adquiridas na região.
Clique aqui para ler a matéria no site.

Os comentários estão fechados.

Scroll to Top