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DCI, Agosto, 2018

Estudo da E-Consulting Corp, divulgado com exclusividade ao DCI, mostra que o Bradesco é o destaque entre 100 instituições financeiras na implementação de práticas de transformação digital em seu modelo de negócio.

Numa escala de 0 a 5, o Bradesco conquistou nota 4,5 “por fortalecer aspectos de sua atuação como plataforma digital, o que inclui o desenho de ofertas e serviços nativos digitais, aplicativos integrados, visão única do cliente e inovação colaborativa”. Constam da lista das cinco mais digitais a Caixa + Youse (4,2); o Itaú Unibanco + Cubo (4,1); o Banco do Brasil (4,0) e o Santander (3,9).

De acordo com o estudo, porém, o atributo digital ainda é mais associado à marca Itaú, enquanto o Santander é a organização que tem evoluído mais rapidamente na implantação de serviços e diferenciais digitais a seus clientes.

No caso do Bradesco, o levantamento da consultoria o destacou pelas “relevantes incursões no mundo virtual, em especial, com o banco digital Next e com o projeto Habitat, espaço de coinovação criado para apoiar projetos de inovação bancária com todo seu Ecossistema de Negócios e mais de 100 startups”.

Para chegar neste resultado, a consultoria analisou instrumentos como cliente oculto, enquetes online, inteligência competitiva, análise de mídias sociais, premiações, posições em rankings do setor, além de entrevistas com executivos dos bancos e com clientes, além de parceiros tecnológicos.

s notas foram construídas com base em diversos critérios que materializam o processo de competitividade a partir da transformação digital.

“A análise foi tanto internamente, avaliando como são usados os sistemas de gestão, como são destinados os investimentos em TI, metodologias avançadas, organização produtiva e plataformas, bem como externamente, ou seja, a partir da avaliação de seus diferentes stakeholders, como clientes e consumidores”, explica Segundo Daniel Domeneghetti, CEO da E-Consulting e responsável pelo estudo Régua da Transformação Digital no Setor Financeiro.

O executivo da E-Consulting também conta que o estudo aponta o” vanguardismo das cinco maiores operações bancárias do Brasil quando o assunto é propagar cultura digital em seus processos mesmo diante de um cenário de forte avanço das fintechs”.

Domenghetti acredita que os bancos sobrevivem a todas as transformações devido ao tamanho de suas operações e por conta da agressividade em antecipar movimentos.

“Principalmente agora com a corrida para atender os novos consumidores e à digitalização interna necessária para manter a curva ascendente da nova economia, que envolve tendências como Open Banking, IOT, Blockchain, CX, Big Data/Analytics e novos canais digitais, incluindo o varejo e as agências”, finaliza.

A consultoria realizou também o mesmo estudo com empresas de bens de consumo do País, cujo destaque foi a Ambev, ao conquistar nota 3,88 “por fortalecer aspectos de sua atuação em marketplaces B2B, inclusão de conceitos de Internet das Coisas em sua linha de produção”, entre outros fatores apontados pela E-Consulting.

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