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Coleções de Conhecimento

Com o apoio técnico de seus 3 Centros de Estudos e Conhecimento, a E-Consulting Corp. já desenvolveu 11 Metodologias amplamente testadas e validadas, tanto academicamente, como comercialmente, que se transformaram em Linhas de Oferta Vencedoras, suportadas por melhores práticas comprovadas em diversos casos de sucesso para as 500 maiores empresas do país.

Cada novo Ciclo (Coleção) de Conhecimento traz inovações conceituais, tendências inexoráveis e modelos de planejamento, implementação, gestão e sustentação com melhores práticas que contribuem para o sucesso de nossos clientes em suas estratégias competitivas e de geração de valor superior aos acionistas.

Para os 4 ciclos entre os anos de 2015 e 2016, teremos as seguintes coleções desenvolvidas:

Coleções 4Q 2015

  • A Gestão do Valor da TI: Como a TI Agrega Valor ao Negócio e como Calcular este Valor
    • Objetivo: Analisar e expor de forma sistemática as variantes que tornam a TI uma das atividades mais estratégicas e relevantes para a competitividade das empresas no cenário atual e um dos seus principais vetores de valor. Análises de casos de sucesso nacionais e internacionais e a proposição de um framework metodológico e prático para a mensuração do valor gerado e/ou protegido pela TI, bem como um roadmap de implementação e modelo de gestão, fazem parte desta coleção do conhecimento.
  • A Evolução da TI (Tecnologia da Informação) à TC (Tecnologia do Conhecimento
    • Objetivo: A capacidade de capturar, filtrar, organizar, formatar e disseminar dados, informações e conhecimento qualificado por sua rede de valor é uma das competências essenciais para as empresas que desejam uma performance superior e alinhamento estratégico em suas ações. O apoio da antiga Tecnologia da Informação (agora Tecnologia do Conhecimento) é fundamental para dar a agilidade e os processos corretos para tanto. Mostrar os passos e obstáculos que a TI seguirá para se tornar TC é o foco desta Coleção do Conhecimento.

Coleções 1Q 2016

  • E-Finance: A Internet Alavancando o Modelo de Negócio dos Bancos
    • Objetivo: Quando se pensa em disruptura, as possibilidades reais e potenciais da Internet servem de analogia perfeita. Muitos setores da economia foram impactados de forma profunda em seus modelos de negócio e nunca mais foram os mesmos (Indústrias de Audiovisual, Entretenimento, Varejo, etc). Os setores e players que não perceberam a mudança se aproximando foram tomados de surpresa por uma nova conjuntura que praticamente os tornou irrelevantes. Tal movimento se mostra cada vez mais uma realidade no setor Financeiro. Compreenda os próximos passos dessa evolução.
  • Gestão do Conhecimento 2.0: Os Novos Modelos de Gestão da Informação (Especial)
    • Objetivo: Em função de sua histórica expertise nas práticas de KM, a E-Consulting irá produzir, em caráter especial, o aprofundamento e detalhamento dos modelos de Gestão do Conhecimento e Inovação pautados nas tecnologias colaborativas 2.0, que sevem de base para as principais empresas-referência em Gestão do Conhecimento no mundo.
  • De Call Centers a Customer Management Centers (Estudo Especial)
    • Objetivo: O setor de Call Center vive dias complexos em um ambiente de consolidação de mercado, alta competitividade com margens cada vez mais reduzidas e monitória e regulamentação intensas por parte dos órgãos governamentais. Diferenciar-se exige, essencialmente, um novo modelo pautado na oferta de soluções personalizadas para os clientes e consumidores/usuários (clientes dos contratantes) e na agregação de valor (descomoditização) da oferta dos players de Contact Center. Em suma, a evolução do Call Center para o Customer Management Center.
  • Informarketing: O Marketing da Credibilidade
    • Objetivo: Conforme a voz dos consumidores começa a ser ouvida e considerada por outros consumidores como principal insumo na tomada de decisão de compra e escolha por marcas e empresas, o discurso de marketing e comunicação institucional perde força e credibilidade. Esta tendência se acentua gradualmente e, para não perderem suas fatias de mercado, as empresas devem trabalhar mais a informação rica, qualificada, multimídia e interativa de forma direcionada a cada perfil de consumidor, do que a velha fórmula da publicidade pautada em jargões e mensagens emotivas vazias.
  • A TI e a Sustentabilidade = ?
    • Objetivo: Mais do que o infeliz conceito da TI Verde que hoje conhecemos, a Sustentabilidade em Triple Bottom Line aplicada ao centro do modelo estratégico e de operações de TI se transforma em uma nova fronteira de eficiência e performance a ser enfrentada e perserguida pelos CIOs de hoje e do futuro.
  • Extraindo Valor das Redes Sociais e Comunidades de Práticas
    • Objetivo: As ferramentas colaborativas 2.0 que se multiplicam exponencialmente pelos ambientes online e offline criaram comunidades de práticas em redes sociais globais que concentram conhecimentos específicos em altos níveis de profundidade e detalhamento. Explorar essas fontes de forma estruturada para a geração de inovações e oportunidades comerciais é o desafio da próxima onda digital de competitividade.
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