E-Consulting apresenta o Índice de Presença Online das maiores empresas e marcas do país

Artigonal, Agosto, 2011

As redes sociais têm sido a parte mais dinâmica e influente da Internet nos últimos anos, e o Brasil já é considerado um dos líderes mundial em adesão e utilização. Elas contam com a participação ativa de um público multiplataformas, sedento por colaborar, que ao mesmo tempo em que postam vídeos, fazem upload de fotos, acessam amigos, se engajam em comunidades, aderem a causas e campanhas, comentam em blogs, opinam sobre tudo e todos, inclusive sobre produtos, marcas e empresas.

No universo corporativo, as redes sociais vêm ganhando espaço, relevância e orçamento no dia a dia das companhias, uma vez que além de seu papel comercial e relacional com clientes, consumidores e diversos públicos de interesse, tocam num ponto fundamental para as empresas: sua Reputação. “Participar ou não das redes sociais não é uma opção que cabe à companhia, já que discussões sobre suas marcas, produtos e iniciativas acontecem à sua revelia nesses diversos canais colaborativos e, mais ainda, seus clientes, funcionários, concorrentes, entre outros públicos, também já fazem parte”, destaca Thiago Assis, consultor de negócios sênior da E-Consulting e gerente do projeto.

Quando o assunto é rede social, além da Reputação, outro fator tem sido preponderante nas discussões corporativas: a Multicanalidade. Neste novo cenário, as empresas têm se estruturado e realizado investimentos significativos em marketing, branding, relacionamento, engajamento e até ação comercial nas redes sociais. No entanto, no mercado latino-americano, não há registro de rankings que façam análises das diversas iniciativas dessas empresas, com comparativos de companhias do mesmo setor, entre outros indicadores que apresentem o desenvolvimento desta nova realidade.

Pensando nisso, a E-Consulting Corp., empresa líder, desde 2002, em Estratégia e Competitividade Digital para as 1000 maiores empresas do país, apresenta o POL® (Índice de Presença Online) – que avalia e rankeia a visão multicanal das empresas aplicada às redes sociais, ou seja, como as companhias têm efetuado iniciativas de BVR (Branding, Vendas e Relacionamento) nos diversos pontos de contato de natureza compartilhada e colaborativa com seus stakeholders, se reconhecem as diferentes redes sociais e suas funcionalidades, entre outros pontos.

Realizado pelo Centro de Estudos XPLab (Experience Lab), do Grupo ECC, em parceria com a E-Consulting Corp., o estudo foi realizado com mais de 130 empresas brasileiras, entre as 1000 maiores do país, com faturamento conjunto superior a R$ 520 bilhões, reconhecidamente líderes nacionais em mais de 20 setores da economia, como bens de consumo, varejo, energia, farmacêutico, petroquímica, telecomunicações, entre outros.

O estudo destaca que o desafio da próxima onda digital de competividade será explorar as redes sociais de forma estruturada para a geração de inovações, oportunidades comerciais e agregação de valor para todos os envolvidos. “As mídias sociais tornarão mais fácil o processo das empresas ouvir, interagir e colaborar com seus stakeholders, porém, à medida que volume de interações crescer, a capacidade de monitorar, relacionar e gerenciar ficará cada vez mais complexa.”, destaca Daniel Domeneghetti, sócio fundador da E-Consulting e coordenador do projeto.

Metodologia

Foram analisadas as oito principais redes sociais, considerando 23 variáveis no total, a partir da classificação das 1000 Maiores da Revista Exame sobre os Rankings Setoriais (Vendas e Crescimento):

Fonte

Variável

Facebook

Pessoas que curtiram o
canal oficial

Google

Resultados no Google

Notícias no Google

Linkedin

Seguidores

Funcionários do Linkedin

Orkut

Integrantes da maior
comunidade oficial

Integrantes da maior
comunidade de funcionários, ex-funcionários e amigos

Integrantes da maior
comunidade de inimigos

Reclame Aqui

Total de reclamações

% de reclamações
atendidas

% de reclamações
solucionadas

% que voltariam a
fazer negócio

SocialMention

% Strenght

% Sentiment

% Passion

% Reach

Twitter

Tweets, Following, Followers e Listed do canal official

YouTube

Inscritos no canal
oficial

Total de exibições do
conteúdo enviado pelo canal oficial

Total de resultados da
pesquisa para a Marca

Sobre o POL® – Índice de Presença Online

O POL® avalia e rankeia a atuação visão multicanal das empresas aplicada às redes sociais, ou seja, como as companhias têm efetuado iniciativas de BVR (Branding, Vendas e Relacionamento) nos diversos pontos de contato de natureza compartilhada e colaborativa com seus stakeholders, se reconhecem as diferentes redes sociais e suas funcionalidades, entre outros pontos. É, portanto, um indicador que mede a força da empresa e de sua marca nas redes sociais, a partir de seu alcance, capilaridade, multicanalidade, freqüência e intensidade de discussões e interações com suas marcas nesses multicanais.

Fonte: Artigonal

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