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Signativa, Abril, 2018

Entenda por que o e-commerce B2B é a grande aposta do setor

Sentindo a necessidade do mercado, muitos varejistas migraram para o meio digital e perceberam a importância de uma conexão mais próxima com o consumidor. No Brasil, o e-commerce B2C (business to consumer) já atua de forma crescente e consistente. Entretanto, essa realidade ainda não ganhou tanto espaço no mercado B2B (business to business).

Apesar da adesão ainda não ser alta até então, o mercado B2B é a grande aposta do setor. Segundo o índice Business-to-Business Online, publicado pelo E-Consulting em 2016, as transações comerciais entre empresas no Brasil chegaram a R$1.69 trilhão, um crescimento de 2,42% em comparação com o ano anterior.

Uma pesquisa da Forrester “A Brand New Day in B2B e-Commerce” em 2017, revelou que 43% dos clientes B2B preferem comprar do fornecedor e que 20% estariam dispostos a pagar um pouco mais por isso. Em 2017, o segmento B2B faturou US$ 889 bilhões, 82% da venda é indústria. A tendência é que esse número aumente gradativamente todo ano.

O perfil de consumo também muda com o passar do tempo. Um estudo da Forrester Research mostrou que o cliente B2B, quando compra pelo o e-commerce, faz mais compras e por um tempo maior. Além disso, 38% dos entrevistados afirmaram que o consumidor que compra online é mais propenso a adquirir novos produtos.

Vantagens do e-commerce B2B

Podemos perceber através desses dados, que um e-commerce B2B pode gerar muito lucro para o fornecedor. As vantagens são inúmeras, começando pela facilidade de acesso ao catálogo de produtos. Na loja virtual fica mais fácil para o consumidor conhecer melhor o produto através das fotos, descrições, etc.

Além disso, as vendas não se limitam apenas a uma região. No e-commerce, o fornecedor tem a possibilidade de vender para qualquer localidade, dependendo dos produtos. A venda não depende da disponibilidade do vendedor, nesta modalidade a loja fatura 24 horas por dia e 7 dias por semana. Sem contar a conveniência, comprando pela internet o cliente tem mais conforto e economia de tempo.

Plataforma

Porém, para que a operação funcione perfeitamente, o fornecedor precisa contar com uma plataforma de qualidade e que ofereça funcionalidades específicas para o perfil B2B.

Em um e-commerce B2C, os clientes normalmente são classificados em nichos, avaliando o comportamento, idade, gênero etc. Já no B2B, é um pouco diferente e mais complicado. Aqui é mais comum classificá-los de acordo com o tamanho do negócio, tipo de estabelecimento e a relação da marca no meio físico.

Isso acontece pois o perfil do cliente pode determinar o valor dos produtos e condições de pagamentos como, por exemplo, por geolocalização, onde você consegue ofertar diferentes preços de acordo com a região do cliente.

Por este motivo a plataforma de e-commerce tem um papel fundamental para o sucesso desse tipo de operação. A Signativa oferece muitas funcionalidades para seus clientes B2B, como a possibilidade de inserir preço diferente por perfil, por exemplo. Além disso, o fornecedor pode esconder o preço para quem não tem conta na loja, vender com BNDES,  adicionar restrição de valor mínimo de compra, cálculo de impostos e muito mais.

Muitos clientes da Signativa já estão aproveitando essas vantagens. Confira alguns deles.

A Frahm é uma loja que vende caixas acústicas e amplificadores para outras empresas. A Linda Bela é um e-commerce de semijoias e seu público-alvo são revendedores. A loja Handara é especializada em calça jeans e tem consultores em todo o país. Temos também a Haus For Fun que trabalha com artigos de decoração e também tem muitos revendedores oferecendo seus produtos.

O e-commerce B2B tem um grande potencial e deve ser mais explorado pelas empresas no Brasil. Aproveite e crie também seu e-commerce B2B. Se ficou interessado ou tem alguma dúvida entre em contato conosco.

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