Grupo ECC E-Consulting Corp. DOM Strategy Partners Instituto Titãs Inventures

Mobilidade Corporativa

Estudo exclusivo da E-Consulting apresenta dados do mercado de telefonia e banda larga móveis, bem como a rápida evolução do uso de smartphones no Brasil e no mundo

A mobilidade corporativa está diretamente relacionada ao acesso livre em processos, informações e sistemas independentes. Nota-se que nos últimos anos as empresas têm adotado notebooks, celulares e smartphones como ferramentas imprescindíveis para o dia-a-dia de seus colaboradores.

No caso dos smartphones, apesar desta crescente demanda, a E-Consulting acredita que a sua utilização crescerá à medida que o seu desempenho (armazenamento e processamento) aumenta e os custos de utilização diminuem.

Esta afirmação é um dos resultados da última pesquisa realizada pela empresa pertencente ao Grupo ECC, que destaca entre os tópicos analisados a penetração das soluções móveis em médias e grandes empresas no Brasil:

 

Notebook

33%

Celular

26%

PDA

20%

Smartphone

13%

Outros

6%

Tablet PC

2%

 
Smartphones

O estudo apresenta também que desde 2004 a venda de smartphones no país cresce a taxas robustas. Apesar disso, em relação as vendas mundiais, a participação do Brasil não condiz com sua importância. As principais razões da baixa penetração de smartphones no país indicadas na pesquisa, foram o custo do aparelho, da assinatura e a baixa qualidade da rede 3G e WiMax.

Banda Larga Móvel

A participação da Internet móvel no mercado brasileiro já ultrapassa os índices apresentados em países mais desenvolvidos. Enquanto no Brasil a participação da Internet móvel é de 9%, do total de 8,1 milhões de usuários de banda larga, o mesmo índice nos EUA é de apenas 6%.

Do total de 10,5 milhões de conexões registradas em Janeiro, 94% foram realizadas a partir de celulares e apenas 6% em modems. Com este dado, Domeneghetti afirma que “o smartphone tenderá, em poucos anos, a ser o principal dispositivo de acesso à Internet, superando o PC. E logo no primeiro semestre de 2010, o volume de acessos móveis no Brasil deve ultrapassar o de banda larga”, destaca o executivo.

Previsões para 2010

•    Os smartphones vão tomar uma porção ainda maior do mercado geral de telefones móveis;
•    A AT&T vai perder a exclusividade de venda do iPhone nos EUA;
•    O sistema operacional móvel Android vai decolar;
•    As lojas de aplicativos móveis vão continuar a crescer;
•    Serviços baseados em localização vão estourar mesmo nos smartphones;
•    A Comissão Federal de Comunicações dos EUA vai tomar partido das operadoras móveis na neutralidade na net;
•    Mais tipos de aparelhos, como tablets, vão surgir;
•    No futuro, o uso de aplicativos móveis baseados em cloud computing vai desbancar o atual modelo de lojas online de aplicativos.

Mercado Mundial

A América Latina viu sua participação relativa no mercado mundial de smartphones retrair em 2009. O mercado da região ainda está em fase inicial de desenvolvimento e consome apenas 5% das unidades fabricadas. Desse total, cerca de 35% são encaminhados para o Brasil.

No entanto, a região deverá capturar até 30% do Market Share até 2015, quando cerca de 50 milhões de unidades deverão ser adquiridas na região.

Smartphones

Market Share Mundial

Região

2009

Ásia e Pacífico

32,00%

Europa, África e Oriente Médio

33,70%

América Latina

5,00%

América do Norte

29,40%

 

 

Dados Gerais:

•    A crise financeira mundial afetou fortemente as vendas de telefones celulares em 2009. Foram vendidas (unit shipments) menos unidades que nos dois anos anteriores. No entanto, a partir de 2011, o total de entregas deverá superar 1,5 bilhão de unidades, ante 800 milhões em 2005.

•    Celulares orientados a voz continuarão sendo maioria, no entanto, já em 2011, os chamados “Converged-function handsets” (aparelhos com funções convergentes) deverão alcançar 30% do mercado.

•    O aquecimento do mercado de smartphones acelera a tendência para estes dispositivos móveis superarem em alguns anos os PCs, como principal forma de acesso à Internet. No 4T09 foram vendidos no mundo 90 milhões de PCs e 52 milhões de smartphones.

•    Vendas em 2006 = 77 milhões de unidades
•    Vendas em 2007 = 118 milhões de unidades
•    Expectativas para 2010 = 235 Milhões de Unidades
•    Expectativa para 2011 = 350 milhões de Unidades

Sobre a E-Consulting Corp. (www.e-consultingcorp.com.br)

A E-Consulting® Corp., empresa do Grupo ECC, é uma Boutique de Projetos e Conhecimento 100% brasileira, especializada nos setores e práticas de TI, Internet, Mídia, Telecom e Contact Center. Líder na criação, desenvolvimento e implementação de estratégias e serviços profissionais em TI, E-Business e Comunicação Digital, a empresa atua no tripé Consultoria de Negócios, Análise e Desenvolvimento Tecnológico e Comunicação 360o., desenvolvendo projetos e soluções a partir de metodologias proprietárias, associadas às metodologias golden-standard de mercado. Formada por aproximadamente 90 profissionais multidisciplinares, com vasta experiência em bancos de investimentos, agências de publicidade, empresas de consultoria e tecnologia, seu modelo de negócios e atuação reúne somente clientes preferenciais, parcerias duradouras, metodologias comprovadas, experiências únicas, serviços exclusivos, atendimento personalizado e foco em resultados.

Os comentários estão fechados.

Scroll to Top