Marketing Digital: Cases em Mobile e TV Digital

Nunca houve tantas oportunidades para os especialistas em marketing atingirem seus públicos-alvos. Além dos meios de comunicação, novas plataformas digitais disponibilizam possibilidades únicas para interação, relacionamento, colaboração e comunicação entre empresas, seus produtos e os consumidores.

Vale ver como algumas empresas têm abordado o marketing digital em Smartphones (através dos apps) e na TV Digital. E também algumas das características comuns observadas em campanhas de sucesso de marketing digital.

Mobile Marketing

O Mobile Marketing, embora ainda esteja em sua infância, já abrange uma ampla gama de opções que podem atender às diferentes necessidades do mercado. As regras básicas já foram definidas: obter a permissão do usuário e oferecer algo que é relevante, importante ou útil, na forma certa, na dose certa, no timing ideal.

As opções disponíveis são variadas, tais como: SMS promocionais, Cupons, Mobile Websites, Links patrocinados de busca, Conteúdo Patrocinado (Games, Aplicativos, Vídeos e Notícias) e Local Search Marketing.

Coca Cola e Kraft alcançam resultados com Apps

Recentemente, com a popularização dos smartphones, os aplicativos (apps) patrocinados têm sido uma das ações priorizadas por anunciantes para comunicar e interagir com seu público-alvo.

A razão disso é que “investimentos em aplicativos” têm sido a resposta preferencial à seguinte pergunta: Quais razões levam um consumidor a querer interagir com uma marca através de seu celular?

Dentro do universo de possibilidades de desenvolvimento de aplicativos patrocinados, empresas têm observado maior retorno em dois grandes grupos. Um deles são os aplicativos do tipo time killers (“matar tempo”), que são para entretenimento, construção de marca e engajamento. A Coca-Cola desenvolveu um game desse tipo chamado Magic 8 Ball, em que o usuário balança seu iPhone e o aplicativo responde à questões variadas. O outro tipo de aplicativo é aquele orientado à conveniência. Por exemplo, o iFood Assistant da Kraft, que facilita o consumidor a encontrar no supermercado os ingredientes procurados.

TV Digital

A TV Digital não deve ser vista apenas como uma evolução tecnológica da televisão. A tecnologia proporciona ganhos em termos de qualidade de vídeo e áudio, aumento da oferta de programas televisivos e novas possibilidades de serviços e aplicações.

Mais do que isso, a TV digital traz consigo novas possibilidades de interação entre usuários, anunciantes e emissoras e, com isso, novos modelos de negócios e de marketing. As possibilidades variam desde a simples sobreposição de mensagens sobre programas de TV a complexas aplicações que permitem aos usuários comprarem produtos ou se engajarem com a marca por determinado período de tempo.

Uma coisa que é consistente é que as opções interativas permitem uma experiência de publicidade mais dependente de imersão do que o tradicional anúncio de quinze ou trinta segundos. A publicidade interativa pode criar uma experiência inédita entre usuário e TV, similar hoje ao que ocorre hoje na Internet com um PC.

O case da Budweiser, abaixo, também é interessante, porque alcança vários objetivos de Marketing através de anúncio interativo em TV Digital.

Em agosto de 2009, a cerveja Budweiser se tornou a patrocinadora oficial da FA Premier League (FAPL) e tinha por objetivo que os consumidores estivessem cientes dessa iniciativa. A campanha “Você faz o futebol, nos fazemos a cerveja” permitia aos usuários interagirem com a marca, terem a chance de ganhar ingressos da copa do mundo e conhecerem o perfil de algumas das cheerleaders patrocinadas pela empresa, tudo isso através da TV Digital.

Uma pesquisa foi realizada para avaliar o efeito da campanha em KPIs fundamentais, como reconhecimento, alcance e impacto sobre a percepção da marca Budweiser e impacto sobre a consideração de compra da cerveja. Cerca de 500.000 pessoas interagiram com o comercial, com o objetivo de ganhar tickets para a copa do mundo. Resultados consideráveis também foram alcançados em relação ao reconhecimento de marca e à intenção de compra.

A verdade é que a Internet e suas ramificações digitais têm sido o campo de testes preferencial dos especialistas em marketing digital ao redor do mundo desde o início da década. Poucos foram aqueles que souberam associar o imenso potencial de audiência e interação dos diversos devices (PC, Mobiles, TV Digital e redes sociais, dentre outros) com as iniciativas de Marketing, que vão além do simples sucesso em audiência do Youtube. Gerar resultados mensuráveis em vendas é o objetivo central de qualquer iniciativa de marketing e empresas e agências não devem se esquecer disso.

Pouco a pouco se observa que algumas empresas têm obtido sucesso. Já é possível identificar uma série de “melhores práticas” que têm marcado essas iniciativas. Cases de sucesso (dos quais esse artigo mencionou apenas alguns) têm em comum um desejo genuíno de construir uma relação em 2 vias, em que marcas/empresas se relacionam com usuários-consumidores.

Adicionalmente, essas ações de marketing digial móbil têm sido caracterizadas pela oferta de benefícios (tangíveis ou não) aos usuários-consumidores. E, finalmente, as campanhas de marketing digital têm sido amparadas pelos devices e grandes plataformas de alguns dos principais players da convergência.

Naturalmente, essas iniciativas não são definitivas. De um lado, todos ainda estão aprendendo a lidar com os desafios e oportunidades do marketing em devices digitais – inclusive os usuários-consumidores. De outro, mudanças rápidas nas tecnologias continuam a causar novas oportunidades e desafios em uma espiral sem fim – pelo menos por enquanto.

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