Pesquisa Revela as 15 Empresas Brasileiras que Mais Bem Trabalham Redes Sociais | E-Consulting Corp.
Grupo ECC E-Consulting Corp. DOM Strategy Partners Instituto Titãs Inventures

Clínica Marketing Digital, Agosto, 2011

Entender a web 2.0, que se pauta pela interatividade com os leitores,  não é uma tarefa tão fácil. Muitas empresas ainda pecam ao considerar as redes sociais como spam ou a utilizá-las como uma forma de controlar ou censurar os seus clientes.

A empresa que melhor compreendeu as redes sociais no Brasil e teve a presença mais forte na web no 1º trimestre de 2011 foi a Coca-Cola, de acordo com um estudo realizado pelo Grupo ECC, em parceria com a E-Consulting.

Mesmo com todo o seu conhecimento sobre internet, o Google ficou em segundo lugar, seguido pelaApple, Fiat e Natura. O ranking avaliou a presença, a atuação e a captação das 121 maiores empresas do país. O estudo avalia a probabilidade de as mensagens, temas e marcas das empresas estarem sendo discutidas, consumidas ou compartilhadas nas redes sociais, medindo a força das companhias nesses meios.

Os canais analisados para compor esse ranking foram Orkut, Twitter, YouTube,  Facebook (pessoas que curtiram o canal), resultados no Google, seguidores no LinkedIn, total de reclamações no canal Reclame Aqui e menções no SocialMention.

Os resultados  do estudo indicam que um comportamento eficiente para se ter nas redes sociais é não presumir que os consumidores têm um perfil homogêneo e assumir causas e bandeiras. Investir em projetos, pessoas e infraestrutura se mostrou essencial para o sucesso nas redes.

Não ignorar o consumidor é outra dica importante. As pessoas irão falar sobre a empresa e suas marcas, e aprender a lidar com isso pode ser um trunfo.

Ranking das empresas com presença
mais forte nas redes sociais
Colocação Empresa
1 Coca-cola
2 Google
3 Apple
4 Fiat
5 Natura
6 Ford
7 Volkswagen
8 Nokia
9 TV Record
10 IBM
11 Petrobras
12 Microsoft
13 Toyota Automóveis
14 Motorola
15 TAM

 

Fonte: Clínica Marketing Digital

Os comentários estão fechados.

Scroll to Top