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Redes sociais – Trabalho avalia como empresas lidam com estas mídias no Brasil

News CDI, Agosto, 2011

As mídias sociais se transformaram em um terreno em que queixas e elogios de consumidores são organizados e, portanto, ganham mais visibilidade do que se estivessem esparsos na web. A empresa E-Consulting Corp mediu o índice de presença on-line (POL) de mais de 130 das mil maiores empresas do País e, dentre as 15 melhores colocadas no ranking, apenas quatro são marcas 100% nacionais: Natura (5ª), TV Record (9ª), Petrobras (11ª) e TAM (15ª).

“Participar ou não das redes sociais não é uma opção que cabe à companhia, já que discussões sobre suas marcas, produtos e iniciativas acontecem à sua revelia. E mais: seus clientes, funcionários e concorrentes também já fazem parte delas”, declarou Thiago Assis, consultor de negócios sênior da E-Consulting e gerente do projeto. A consultoria rastreou os endereços YouTube, Twitter, LinkedIn, Reclame Aqui, Google, Facebook e Orkut — estes dois últimos, segundo dados da ComScore do fim de julho, detêm 24,4 milhões e 35,68 milhões de usuários únicos, respectivamente.

Outro dado comparativo importante mostra que não necessariamente a verba investida no meio virtual se reverte em percepção positiva por parte dos internautas. Das 15 empresas que lideram a lista, apenas Coca-Cola (1ª) e Fiat (4ª) estão no grupo dos 10 maiores anunciantes da internet brasileira, segundo o Especial Agências & Anunciantes 2011 de Meio & Mensagem. Neste ranking, a Coca-Cola ficara em 9º lugar, com R$ 24,5 milhões investidos, e a Fiat, em 7º, com R$ 31,4 milhões.

Fonte: News CDI

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