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Reservas on-line aumentam as vendas de passeios e atividades

Panrotas, Agosto, 2018

Muitos turistas ainda preferem visitar as agências de viagens para escolher e comprar passagens aéreas, hospedagem e passeios turísticos. A interação humana presencial ajuda os clientes a tirar dúvidas e estabelecer confiança, mas é inegável a conveniência e praticidade que o mundo on-line oferece. Daí o crescimento expressivo da compra de serviços turísticos pelo celular e computador.

Divulgação / EZ Travel

Turistas têm optado por reservar passeios e atividades on-line

Turistas têm optado por reservar passeios e atividades on-line

De acordo com a E-Consulting, 84% dos brasileiros têm a expectativa de realizarem pagamentos de serviços turísticos por meios on-line em 2018. “Dentre as principais razões do consumidor usar as plataformas eletrônicas estão aspectos como comodidade (55%), confiança (46%), segurança (44%) e agilidade (26%) na hora do pagamento”, explica o CEO da E-Consulting, Daniel Domeneghetti. Veja abaixo alguns fatores que têm impulsionado as vendas on-line:

ECONOMIA DE TEMPO
As pessoas estão cada vez menos dispostas a usar o telefone para fazer ligações de longa distância ou para esperar uma resposta por e-mail. Parece exagero, mas é praticamente assim: para que esperar uma cotação de uma viagem por e-mail ou ligar e passar 30 minutos no telefone se, em alguns cliques, é possível planejar e realizar a reserva de uma viagem completa, com os melhores preços e serviços? Empresas que não oferecem reservas on-line muito provavelmente vão perder clientes para o concorrente que já tem essa solução.

FOCO NO NEGÓCIO
As inovações tecnológicas no setor atendem diretamente à demanda dos consumidores. Mas o empreendedor do turismo também pode economizar muito tempo. Hoje em dia, não faz mais sentido perder tempo conferindo extratos bancários ou enviar e-mails de confirmação manualmente. É preciso automatizar os processos e focar naquilo que realmente interessa: atender o cliente.

Um sistema de reservas automatiza todo o processo, do agendamento à confirmação, incluindo a cobrança on-line. Oferecer reservas na internet é sinal de eficiência e qualidade.

NOVAS OPÇÕES DE PAGAMENTO
Muitas empresas oferecem como opção de pagamento apenas a transferência bancária, o que geralmente significa que o cliente vai arcar com um custo de TED e DOC. Ao oferecer também o pagamento via cartão de crédito e boleto, ela permite que o seu consumidor evite esse custo se quiser.

Vale destacar que, só no ano passado, foram emitidos mais de 600 milhões de cartões de crédito no Brasil e 62% das compras no e-commerce brasileiro foram realizadas com esse meio de pagamento. Apesar do alto índice de endividamento dos brasileiros atualmente, a facilidade de parcelar no cartão de crédito é fundamental para permitir que os turistas consumam mais. Além disso, o meio de pagamento boleto é muito utilizado por aqueles que não têm conta bancária ou estão sem saldo no cartão.

SOLUÇÃO
Estão surgindo no mercado algumas soluções para implementação rápida da reserva on-line para atividades de Turismo. Uma delas é a EZ Travel, empresa de tecnologia de São Paulo que já tem clientes como Parque Maeda, operadores de esportes de aventura e diversas agências de receptivo pelo Brasil.

O sistema de reservas da EZ Travel permite que os prestadores de serviço ofereçam a reserva, pagamento e confirmação on-line em seus sites em 24 horas. Não é necessário nenhum conhecimento técnico para implementar e não há custos de desenvolvimento. O modelo é baseado em uma assinatura mensal acessível e taxas cobradas sobre as transações que passam pela plataforma.

Além disso, as agências de receptivo podem utilizar um painel de controle não só para ver as reservas que entraram pelo site como para centralizar todo o agendamento de vendas realizadas por outros canais, como telefone, loja, e-mail e WhatsApp.

A empresa também presta o serviço de atendimento via chat dos consumidores que querem comprar on-line. De acordo com o CEO da EZ Travel, Caíque Severo, esse atendimento pode aumentar a concretização das vendas em até 100%. “As pessoas ainda estão se acostumando com a reserva de passeios e atividades pela internet, então conversar com alguém pelo chat é fundamental para tirar suas dúvidas em tempo real e aumentar a sua confiança no processo”, acredita o empresário.

RESULTADOS
Os resultados dos clientes da EZ Travel têm sido surpreendentes. Alguns deles conseguiram alcançar mais de 50% das vendas realizadas pelo site. Isso significa um ganho operacional considerável. “Cada empresa tem um perfil diferente de cliente, mas uma coisa é certa: a quantidade de pessoas que prefere resolver as coisas pela internet só vai aumentar ao longo do tempo”, conclui Severo.

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