Varejo Online deve chegar a R$ 24,9 bi em 2010

São Paulo, Fevereiro de 2010 – As análises e estudos conduzidos trimestralmente pela E-Consulting Corp. desde 2002 apontam que o varejo online (VOL) – soma dos volumes de transações online de automóveis, turismo e bens de consumo (lojas virtuais e leilões para pessoa física) – totalizará, neste ano, R$ 24,9 bi – aumento de 14,22% em relação a 2009 e o equivalente a aproximadamente 4,1% do varejo no Brasil (dados estimados a partir do índice-base do IBGE).

No ano passado, o VOL_Autos, que inclui as transações feitas diretamente pela Web de carros, motos, caminhões, etc novos e usados (incluindo auto-peças) e também as atransações online via concessionárias, totalizou R$ 8,1 bi. Em 2010, montadoras, revendedoras, concessionárias e demais atores da cadeia automobilística devem chegar a R$ 9 bi, um crescimento de 11,1% frente a 2009.

O VOL_Turismo e o VOL_Bens de Consumo movimentaram em 2009, respectivamente, R$ 4,5 bi e R$ 9,2 bi. Neste ano, o VOL_Turismo, composto por passagens e serviços turísticos, deve alcançar R$ 5,2 bi – crescimento de 15,5% em comparação com 2009 – e o VOL_Bens de Consumo (duráveis e não duráveis), composto por artigos como CDs, DVDs, Livros, Eletro-Eletrônicos, Aparelhos de Telefonia, Cosméticos, Brinquedos e Vestuário, dentre outros, chegará a R$ 10,7 bilhões – aumento de 16,3%.

“Este ano experimentamos mais um crescimento importante do comércio eletrônico. O mesmo fenômeno pode ser encontrado no número de usuários (com crescimento até maior), porém com leve redução do ticket médio o que sugere um pequeno acréscimo de compradores das classes B- e C nas bases de e-buyers nacionais, ainda muito concentradas em classes A, B+ e B., analisa Daniel Domeneghetti, sócio-fundador da E-Consulting e responsável pelo Strategy Research Center, do Grupo ECC.

Ao comparar os números atuais com anos anteriores, nota-se um crescimento de mais de 500% nos últimos oito anos, o que leva os investimentos digitais ao foco principal dos executivos e empresários. Domeneghetti ressalta que será imperativo às empresas destinarem recursos relevantes para a Web. “A curva dos investimentos vai de Desenvolvimento à Comunicação, crescendo a cada ano, e quanto mais tarde uma empresa compreender seu futuro inexorável, menos chances terá para competir nos novos mercados”.

Sobre o VOL®

O VOL® é um indicador da E-Consulting Corp., medido pelo TechLab (Technology Lab – Centro de Estudos em Tecnologias do Grupo ECC, proprietário da E-Consulting), que utiliza em seu racional de cálculo o faturamento dos principais representantes do comércio eletrônico nacional nos segmentos Bens de Consumo, Automobilístico e Turismo.

Sobre a E-Consulting Corp. (www.e-consultingcorp.com.br)

A E-Consulting® Corp., empresa do Grupo ECC, é uma Boutique de Projetos e Conhecimento 100% brasileira, especializada nos setores e práticas de TI, Internet, Mídia, Telecom e Contact Center. Líder na criação, desenvolvimento e implementação de estratégias e serviços profissionais em TI, E-Business e Comunicação Digital, a empresa atua no tripé Consultoria de Negócios, Análise e Desenvolvimento Tecnológico e Comunicação 360o., desenvolvendo projetos e soluções a partir de metodologias proprietárias, associadas às metodologias golden-standard de mercado. Formada por aproximadamente 90 profissionais multidisciplinares, com vasta experiência em bancos de investimentos, agências de publicidade, empresas de consultoria e tecnologia, seu modelo de negócios e atuação reúne somente clientes preferenciais, parcerias duradouras, metodologias comprovadas, experiências únicas, serviços exclusivos, atendimento personalizado e foco em resultados.

Compartilhe este artigo

Newsletter

Junte-se a mais de 150.000 gerentes de marketing que recebem nossos melhores insights, estratégias e dicas de mídia social diretamente em sua caixa de entrada.