Varejo online deve chegar a R$ 43 bilhões em 2013 | E-Consulting Corp.
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Portal Executivos Financeiros – Maio, 2013

Turismo pode influenciar no crescimento do e-commerce

29 de Abril de 2013

O comércio eletrônico no Brasil deve movimentar cerca de R$ 43,3 bilhões em 2013, registrando um crescimento de 26% em relação ao ano anterior, aponta o Índice do Varejo Online (VOL) – soma trimestral dos volumes de transações online de automóveis, turismo e bens de consumo através de lojas virtuais.

Entre as três categorias que compõem o índice, o turismo é uma das classes mais promissoras. A estimativa é que o turismo cresça 31% durante todo o ano. Entre os principais fatores que têm impactado no crescimento deste setor estão o aumento do poder aquisitivo das classes C e D, programas de estímulo ao turismo interno no Brasil por parte do Governo Federal, além do crescimento do volume de viagens de negócios.

Já a categoria bens de consumo online deve representar um crescimento de 27,3%. O destaque fica por conta do aumento da participação de itens de maior valor agregado, como eletrônicos e eletrodomésticos. Umas das razões que tem facilitado a aquisição de produtos mais caros é a disseminação das práticas de financiamento ao consumo online feitas por grande parte das operações de e-commerce.

Por fim, está o segmento de automóveis, que envolve transações de carros, motos e peças. A categoria deve registrar uma taxa de crescimento de apenas 20,6%. Elementos como maturidade e forte crescimento nos últimos anos são vistos como as causas consequentes para o setor apresentar uma evolução menos expressiva se comparada às demais subcategorias.

“Vale ressaltar que com a facilidade de acesso ao crédito sendo uma realidade no mercado de e-commerce, o número de consumidores online deve aumentar em 16% neste ano, representando 37 milhões de e-consumidores. Já o volume de internautas terá um incremento mais refreado, de 1,43%, o que contabiliza para um total de 85 milhões de pessoas acessando as redes”, prevê Daniel Domeneghetti, sócio-fundador da E-Consulting.

Medido há dez anos, o cálculo do VOL, inclui em sua soma a potencialização do e-commerce B2C nas modalidades tradicional, mobile-commerce, social commerce e compras coletivas, além do C2C.

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