O que faz o Viral se tornar Viral? | E-Consulting Corp.
Grupo ECC E-Consulting Corp. DOM Strategy Partners Instituto Titãs Inventures

Mundo do Marketing – Setembro, 2013

Publicações que geram identificação com o internauta têm quatro vezes mais chances de serem replicadas. Pesquisa da E-Consulting ouviu 3,7 mil pessoas

Por Luisa Medeiros | 17/10/2013

luisa@mundodomarketing.com.br

As publicações na internet relacionadas ao prazer e à fuga da dor têm mais chances de se tornarem virais, de acordo com a pesquisa “O Poder do efeito viral” da E-Consulting que ouviu 3,7 mil internautas no Brasil. O levantamento apontou também que posts negativos como reclamações de assistências técnicas apesar de não terem respaldo contratual servem para expressar o descontentamento com o produto ou serviço. Sendo assim, estas publicações crescem em compartilhamentos e visualizações porque outros internautas se identificam com as mesmas queixas. Quando isso acontece, as chances de reprodução são quatro vezes maiores.

A associação a figuras públicas é outro fator que atrai a audiência para publicações na internet, seguida por temas relacionados a sexo, piadas e tendências. Os conteúdos sobre formas de encontrar emprego, novos remédios e dicas para evitar pedágios e impostos também estão entre os mais replicados. O estudo levou em conta os impactos causados pelos virais: a cada post realizado, 13% da rede de contatos do emissor se mobiliza, enquanto 87% não se sentem impactados pela publicação. Em paralelo, a cada contato diretamente atingido outros cinco que não pertencem à rede do emissor também são expostos a mensagem.

Veja também nas pesquisas do +Mundo do Marketing: A dinâmica e amplitude dos virais

Os comentários estão fechados.

Scroll to Top