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adequação aos inconstantes e mutáveis desejos, necessidades e hábitos de compra dos consumidores é condição sine qua non para os varejistas prosperarem na dinâmica atual do mercado.

Mais do que vender produtos e serviços, o papel dos varejistas nos mercados de consumo atuais passa por identificar e compreender o perfil de cada um dos seus nichos de clientes e construir relacionamentos de longo prazo com base em uma percepção de marca forte, qualidade e credibilidade.

O paradoxo vivido pelas empresas do setor é que, além da imposição de melhorar a qualidade de seus produtos, serviços e relacionamento, os varejistas precisam combinar a necessidade de crescer quantitativamente para ganhar escala e a exigência de melhorar o retorno do capital investido. 

Dado o ciclo de maturação e pay back típico dos modelos de varejo tradicionais, a alquimia entre estes dois elementos só se transforma em ouro com grande esforço.

Porém, as tecnologias possuem um papel fundamental para auxiliar nesta tarefa, em qualquer uma das possíveis frentes de atuação:

  • Para Eficiência Operacional e Ganhos de Produtividade (ERP, Supply-Chain Mngt, B2B, Logística & Sourcing, GPS, RFID, Gestão de Estoques, EAI, Sistemas de Análise de Demanda, Forecast, SFA, Performance Mngt, etc)
  • Transacionais (E-Commerce, M-Commerce, E-Procurement, etc),
  • Informação (EIS, CRM, KM, BI, Customer Intelligence, Modelos de Simulação de Customer Life Cycle, Biometria, etc),
  • Comunicação e Suporte à Compra (Mobile, TV Digital, Indoor Mídia, WebAdvertising, Search, Blogs Corporativos, (Web) Contact Center, Product Mapping, Downloads, Touchscreen, Vitrines Tecnológicas, 3D, Product Use Simulations, Purchase Simulation, LMS para trade mkt, etc)
  • Colaboração (Web 2.0 – Wikis, Blogs, Comunidades, 2nLife, Messenger, Redes Sociais, etc)
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