As Tendências em Publicidade Online | E-Consulting Corp.
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Quando se pensa na evolução da publicidade online, uma das coisas que vem a mente são as possibilidades que foram desenhadas à época. A Internet foi avaliada como um meio superior à TV e à mídia impressa, pois permitiria desenvolver campanhas mais eficazes e, ao mesmo tempo, racionalizar os investimentos em publicidade.

Neste contexto, a indústria de publicidade online, notadamente portais de conteúdo e plataformas de pesquisas, cresceu a taxas intensas nos últimos 10 anos, embora algumas as possibilidades citadas anteriormente não tenham se concretizado em seu potencial máximo.

Talvez por causa disto, empresas ao redor do mundo têm desenvolvido novas práticas, tecnologias e funcionalidades que prometem reverter esta situação. Desta forma, o objetivo deste artigo é analisar algumas iniciativas que devem se destacar na indústria da publicidade nos próximos anos.

PLATAFORMAS DE GESTÃO INTEGRADA DE CAMPANHAS

Inovações na indústria da publicidade online têm sido abundantes nos últimos anos, tais como redirecionamento, geração de leads e mobile / video advertising.

No entanto, está cada vez mais difícil para anunciantes e agências gerenciar esta miríade de plataformas, canais e conteúdos. Desta forma, é de se esperar o surgimento de iniciativas de integração e gestão similar às ferramentas observadas para a gestão de redes sociais.

RELACIONAMENTO COM PRODUTORES DE CONTEÚDO

A complexidade e velocidade de transformação das plataformas digitais requer cada vez mais um conhecimento especializado. Neste contexto, a qualidade da publicidade online será determinada pela capacidade das agências e anunciantes em desenvolver estratégias de marketing que incluam os elementos digitais e online que melhor se adequam aos objetivos da campanha.

A qualidade do acesso e do relacionamento com produtores exclusivos de conteúdo, em especial os editores de conteúdo para celulares e geradores de leads será elemento diferenciador para agências e anunciantes.

PUBLICIDADE COM ELEMENTOS SOCIAIS

O desenvolvimento de iniciativas de publicidades com elementos sociais nas redes sociais tem sido benefício para as campanhas de marketing, pois conteúdos relevantes e feeds sociais permitem aos usuários interagir com outros usuários e ainda compartilhar.

Certamente os proprietários de mídia/conteúdo, como os grandes portais (Globo.com e Terra, por exemplo) tentarão se apropriar disto de alguma forma e, com isto, desempenhar um papel mais importante nas redes sociais, complementado a estratégia dos seus anunciantes. Em outras palavras, os portais de conteúdo tentarão se apropriar da fatia dos investimentos dos anunciantes nas redes sociais.

 

ANÚNCIOS VERDADEIRAMENTE DIGITAIS

Diversas funcionalidades desenvolvidas nos últimos tempos criaram experiências online cada vez mais personalizadas para os usuários. As iniciativas de publicidade continuarão a seguir esta tendência para manterem a sua parte no share of attention dos internautas.

Os dias dos pop-ups e banners online dão lugar a anúncios digitais cada vez mais interativos e integrados à navegação. A razão disto é simples: anúncios que se integram visualmente às páginas têm maior eficácia. Exemplo disto são as páginas da rádio online Last.fm, que permite a um grande número de marcas se integrarem ao layout de suas páginas.

Fonte: http://www.lastfm.com.br/

VÍDEOS ONLINE

Além disto, não é surpresa o fato de que os orçamentos de publicidade estão se direcionando da mídia impressa para a mídia online, ao invés de se originarem dos orçamentos de TV. A razão disto é que a demanda por publicidade em vídeos, em especial Youtube e Vimeo, tem crescido a significativas taxas.

Os anunciantes e as agências que melhor incorporarem isto em seus orçamentos serão aquelas que irão tirar vantagem da onda de integração entre os devices da convergência. Neste momento, o “meio” vídeo é o canal preferido para consumir conteúdo em devices como smartphones, tables e, certamente, passará a ter uma importância crescente nas TVs digitais.

Sugestão de leitura adicional: http://www.streamingmedia.com/Articles/Editorial/Featured-Articles/The-State-of-Online-Video-Advertising-2012-80985.aspx )

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