Pesquisa revela ranking dos melhores sites de autosserviço no Brasil | E-Consulting Corp.
Grupo ECC E-Consulting Corp. DOM Strategy Partners Instituto Titãs Inventures

Dino – Janeiro, 2014

Com média geral de 2.7, em uma escala de 1 a 5, o estudo demonstra que é considerada regular a forma como são criados os sites brasileiros

O estudo da E-Consulting aponta que a pontuação mais alta foi de 3.75 e foi conquistada pelo Itaú-Unibanco

Uma pesquisa para determinar o ranking das empresas com os melhores sites brasileiros em autosserviço revelou uma informação preocupante: é avaliada como regular a maneira como as plataformas digitais foram desenvolvidas, este ano, no Brasil. Produzido pela E-Consulting, o estudo aponta que a pontuação mais alta foi de 3.75 e foi conquistada pelo Itaú-Unibanco.

Considerando somente os sites transacionais como, por exemplo, bancos, e-commerce, seguradoras e não os sites informativos, a pesquisa considerou oito critérios essenciais para a análise. São eles: usabilidade; acessibilidade ao conteúdo; resolutividade / suporte à decisão; colaboração do usuário; integração entre usuários; confiabilidade e funcionalidades de autosserviços e atendimento / integração com SAC / SAC Online. “Não avaliamos o quesito reclamação, mas buscamos entender e mostrar o que faz de um site uma boa ferramenta de relacionamento por meio da capacidade dele oferecer uma navegação simples, inteligível, lógica e amigável ao cliente”, explica Roberto Meir, especialista internacional em relações de consumo e varejo.

Metodologia: a pesquisa contou com a participação de 20 internautas, que visitaram os 65 sites avaliados durante 60 dias (de agosto a outubro de 2013) e examinaram todos os critérios continuamente, atribuindo notas a cada um deles. As médias dos resultados apontados pelos usuários geraram os resultados finais.

Meir chamou atenção também para as baixas pontuações nos critérios integração e colaboração entre os usuários. “Alguns sites até disponibilizam links para as redes sociais, mas não existe uma preocupação em operacionalizar relacionamentos mais profundos e intensos, fóruns ou qualquer outro tipo de interação. As redes sociais são ‘apartadas’ dos sites como se fossem entidades separadas”, afirma o especialista.

Confira abaixo os 10 primeiros colocados no ranking dos melhores sites brasileiros em autosserviço:

Empresas Pontuação

Itaú-Unibanco 3.75
Extra 3.625
Pão de Açucar 3.625
Netshoes 3.5
VIVO 3.5
Americanas 3.375
Livraria Cultura 3.375
Magazine Luiza 3.375
Azul 3.25
Decolar.com 3.25

Os comentários estão fechados.

Scroll to Top