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MetaAnálise – Janeiro, 2014

Com média geral de 2.7, em uma escala de 1 a 5, o estudo demonstra que é considerada regular a forma como são criados os sites brasileiros.

Uma pesquisa para determinar o ranking das empresas com os melhores sites brasileiros em autosserviço revelou uma informação preocupante: é avaliada como regular a maneira como as plataformas digitais foram desenvolvidas, este ano, no Brasil. Produzido pela E-Consulting, o estudo aponta que a pontuação mais alta foi de 3.75 e foi conquistada pelo Itaú-Unibanco.

Considerando somente os sites transacionais como, por exemplo, bancos, e-commerce, seguradoras e não os sites informativos, a pesquisa considerou oito critérios para a análise. São eles: usabilidade; acessibilidade ao conteúdo; resolutividade / suporte à decisão; colaboração do usuário; integração entre usuários; confiabilidade e funcionalidades de autosserviços e atendimento / integração com SAC / SAC Online. “Não avaliamos o quesito reclamação, mas buscamos entender e mostrar o que faz de um site uma boa ferramenta de relacionamento por meio da capacidade dele oferecer uma navegação simples, inteligível, lógica e amigável ao cliente”, explica Roberto Meir, especialista internacional em relações de consumo e varejo.

Meir chama atenção também para as baixas pontuações nos critérios integração e colaboração entre os usuários. “Alguns sites até disponibilizam links para as redes sociais, mas não existe uma preocupação em operacionalizar relacionamentos mais profundos e intensos, fóruns ou qualquer outro tipo de interação. As redes sociais são ‘apartadas’ dos sites como se fossem entidades separadas”, afirma o especialista.

Confira abaixo os 10 primeiros colocados no ranking dos melhores sites brasileiros em autosserviço:

Empresas

Itaú-Unibanco

Extra

Pão de Açucar

Netshoes

VIVO

Americanas

Livraria Cultura

Magazine Luiza

Azul

Decolar.com

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