Transações online entre empresas crescem 21,59% em 2009 | E-Consulting Corp.
Grupo ECC E-Consulting Corp. DOM Strategy Partners Instituto Titãs Inventures

Transações online entre empresas crescem 21,59% em 2009

Computerworld – Fevereiro, 2010

Estudo da consultoria e-Consulting estima avanço de 21% também em 2010.

O volume de transações realizadas digitalmente pelo mercado corporativo movimentou 783,4 bilhões de reais em 2009, o que representa um crescimento de 21,59% frente aos 644,5 bilhões de reais verificados em 2008. Os dados são da pesquisa B2BOL realizada pela consultoria e-Consulting. A consultoria prevê um crescimento de 21% desses volumes em 2010.

Para o sócio da consultoria, Daniel Domeneghetti, o nível de crescimento verificado no ano passado foi bom, mas poderia ter sido melhor, se o nível de digitalização das cadeias de valor das empresas fosse maior. “Boa parte da cadeia é formada por pequenas empresas, que não estão integradas online. A gente não consegue capturar todas as transações porque o nível de inclusão empresarial não é alto”, diz.

Pelos cálculos de Domeneghetti, entre as grandes companhias, o nível de integração online ultrapassa os 85%. Nas médias, cai para 41% e para 13% no caso de micro e pequenas empresas. No entanto, como cerca de 80% a 90% dos negócios que compõem a cadeia de valor de uma grande corporação são pequenas companhias, o alcance do B2BOL, mesmo entre as grandes, torna-se baixo, explica ele.

O estudo é realizado a cada três meses pela consultoria, com o objetivo de medir os montantes transacionados pelas companhias por meio de portais proprietários ou intermediários. Desde que a análise começou a ser feita, o desempenho das transações online entre empresas só tem crescido. Além da própria digitalização das empresas, outro fator que contribui para isso é a substiuição de transações “reais” por virtuais. Ou seja, as companhias substituem processos de negócio que eram feitos de forma tradicional por modelos online, segundo o especialista.

Fonte: ComputerWorld

Os comentários estão fechados.

Scroll to Top